Qual é o seu significado de sucesso?

11/03/2020

 

Impulsionado pela inquietude marcante de uma geração questionadora e imediatista, que segue em busca de uma rápida ascensão de carreira – mas sem abrir mão de qualidade de vida – há exatos 3 anos eu refletia sobre o meu futuro profissional. Na época, eu ainda não me enxergava como alguém acomodado, na “zona de conforto”, mas sentia que estava, aos poucos, me aproximando disso. Sabia que era hora de mudar e, depois de 5 anos atuando na área de Remuneração e Benefícios, estava tomada a minha decisão: faria uma transição de carreira.

 

Não é raro nos depararmos com depoimentos “motivacionais” viralizando nas redes sociais, daqueles que contam a história de alguém que largou tudo e foi em busca da felicidade viajando o mundo ou trabalhando de casa. De fato, esses depoimentos podem ser inspiradores, mas é preciso avaliar se estão de acordo com os seus propósitos pessoais e profissionais, afinal, nem todos vão encontrar felicidade da mesma forma. Ser bem-sucedido tem significados diferentes para cada pessoa e, sendo bem sincero, minha busca pelo sucesso e realização profissional vem acontecendo no tradicional e, por vezes, tão julgado mundo coorporativo mesmo.

 

Quando tive o primeiro contato com a área de Compliance, lembro de ter pensado: “acho que trabalharia ali”. Assim que percebi uma reestruturação acontecendo na área, pedi uma conversa com a minha líder e manifestei o interesse por uma de transição de carreira. Concessões seriam necessárias de todas as partes e muitas dúvidas pairavam sobre minha cabeça. Eu deixaria uma posição consolidada para me arriscar em um mundo completamente novo? Minha líder apoiaria essa transição e estaria disposta a continuar o trabalho com uma nova pessoa na área? Esse novo líder enxergaria valor na minha experiência e estaria disposto a apoiar o meu desenvolvimento praticamente do zero?

 

Decidi seguir em frente! Um mês depois, iniciava a minha história na área de Compliance, com imensa gratidão por todos os envolvidos e as concessões realizadas em apoio à minha carreira. Um novo ciclo começava, com brilho nos olhos e um grande apetite por conhecimento. Rapidamente, as incertezas e inseguranças deram espaço à renovação e ao desenvolvimento e, algum tempo depois, fui convidado a assumir uma posição de liderança na área em reconhecimento aos resultados alcançados.

 

Hoje, reflito sobre a importância de encarar as mudanças nos momentos certos e elaborar um plano de carreira que esteja alinhado aos seus interesses e vocações. Sobre o quanto é fundamental o papel dos líderes quando estão maduros e sinérgicos o suficiente para apoiar seus integrantes em experiências revitalizadoras como essa. E por fim, descobri que meu significado de sucesso é poder trabalhar com paixão, impulsionado por propósito, sem precisar abrir mão da vida pessoal e convicto de que a minha contribuição é capaz de transformar a organização e a sociedade. E você, já pensou sobre o seu significado de sucesso?