Suprimentos: renovar para alcançar a excelência.

31/01/2020

São 20 anos imerso na área de suprimentos e uma década como responsável na Atvos, uma jornada de muito crescimento e aprendizado.

 

De forma simplificada a área de Suprimentos, independente da atuação da empresa, engloba as atividades de aquisição de bens e serviços em uma companhia desde o planejamento dessas demandas até o correto pagamento dos fornecedores. O objetivo é realizar as aquisições com o melhor custo total, alto nível de atendimento, garantir o menor risco das operações com estrutura e processos otimizados. Porém, muitas vezes, a conjuntura da empresa pode não permitir o correto equilíbrio destes pontos.

 

Aqui na Atvos não foi diferente, começamos com um desafio enorme de absorver duas unidades sucroalcooleiras, implantar sete unidades greenfield e plantar 500 mil hectares de cana-de-açúcar em novas fronteiras. Naquela época, as comunidades do entorno não tinham estrutura para nos atender, então o foco da área era garantir as necessidades de insumos, equipamentos agrícolas e serviços terceirizados, visando o crescimento da produção.

 

Passado esse primeiro momento, alguns anos depois, o setor vivia uma nova fase e a estratégia empresarial voltou-se para ganhos de produtividade e redução de custos, então ajustamos o foco da área para investir na estruturação e ampliação dos processos de sourcing estratégico, capturação de savings, implantação de soluções estruturadas em contratos de médio e longo prazos e em processos de compras mais padronizados.

 

Além de acompanhar os desafios do negócio é importante manter-se atento às demandas de mercado. Em 2017 demos início ao sistema de conformidade, onde foram intensificados os controles de riscos, implantado a homologação e due dilligence reputacional de fornecedores, assim como uma nova sistemática de gestão contratual e a centralização total das compras.

 

Agora, em 2020, a Atvos caminha para a sua definitiva reestruturação financeira que permitirá um novo ciclo de crescimento com perspectivas de levá-la a se tornar a empresa referência no setor sucroalcooleiro. Certamente o apoio de suprimentos será fundamental também para este novo momento. As experiências e melhorias acumuladas são uma força para encarar os novos desafios, mas certamente precisaremos continuar a nos renovar para alcançar a excelência operacional desejada.