Retomada Sustentável: nada será como antes!

27/10/2020

Ao olhar para o ano de 2020 temos a sensação de que estamos vivendo uma nova era de conexão absoluta entre as dimensões econômica, social e ambiental. Pessoas e organizações foram desafiadas a se adaptarem a um cenário de crise extrema de forma ágil e responsável. A ampliação da consciência sobre o impacto de uma ação individual na coletividade estabeleceu uma nova dinâmica de enxergar o mundo fora das “bolhas”. Esta mudança abrupta nos convida a retomar em novas bases.

 

É impossível, como sociedade, ficarmos presos a dilemas do passado como a falsa dicotomia entre desenvolvimento e sustentabilidade. É impossível, como cidadão, ignorar que as desigualdades sociais aumentaram à medida que uma pequena parte da população tem privilégios, enquanto a grande maioria tem privações. É impossível, como governante, ficar inerte à responsabilidade para reequilibrar direitos e deveres de todos. É impossível, como empresa, almejar somente o lucro em detrimento dos interesses dos seus stakeholders.

 

É esse o recado que os investidores estão dando às empresas através da adoção dos critérios ASG (Ambiental, Social e Governança) nas suas tomadas de decisão. É o mesmo recado que os consumidores estão dando através do “cancelamento” de algumas marcas que não representam os seus valores.

 

Ao valorizar os temas de Sustentabilidade, Integridade e Diversidade na sua estratégia, a Atvos se posiciona como ator relevante neste momento único para agenda do Desenvolvimento Sustentável. Nesse sentido, abraçamos a recente campanha do Pacto Global da ONU #nãovolte #retomadasustentável para disseminar a ideia de uma retomada verde, íntegra e inclusiva para os nossos Integrantes, Parceiros, Clientes e Comunidade.

 

Nós estamos prontos para esta nova dinâmica global, pautada na resiliência com preservação ambiental, engajamento e valorização do ser humano em toda a sua diversidade. Porque nada será como antes, ainda bem!

 

 

Leia também: No aniversário de 5 anos dos ODS, a Atvos reafirma o compromisso com Pacto Global da ONU