Programa Energia Social forma mulheres de Nova Alvorada do Sul para atuar no setor sucroenergético

10/03/2020

Projeto da Atvos ‘Elo com Elas’ capacita 25 mulheres como operadoras de máquinas agrícolas

Na sexta-feira, 6 de março, 25 mulheres ganharam mais um incentivo e apoio na jornada de recolocação profissional. Aconteceu no Auditório da Assistência Social, em Nova Alvorada do Sul (MS), a formatura do projeto “Elo com Elas”, que qualificou 25 mulheres da região para operarem máquinas agrícolas.

 

O curso teve duração de um mês e as participantes receberam certificação para atuar na área de colheita e plantio mecanizados. Durante as aulas, as participantes também aprenderam sobre empreendedorismo, ética e cidadania, legislação trabalhista, além de mecânica aplicada e mecânica básica.

 

“O curso foi muito gratificante e me abrirá muitas portas no mercado de trabalho. Tive a oportunidade de desenvolver habilidades importantes, me qualificando para uma nova etapa na minha carreira. Deu esperança para uma recolocação profissional. As aulas superaram todas as minhas expectativas”, afirma Mayara Carvalho Lopes, 31 anos, uma das alunas e atualmente desempregada.

 

“Com o curso, pudemos adquirir conhecimentos sobre as máquinas e a operação de trabalho, nos qualificando a ser operadoras responsáveis, conscientes e a trabalhar com segurança. Isso abre portas para o mercado de trabalho e independência financeira, como no meu caso”, conta Gisleine Santos Lopes, 22 anos, auxiliar agrícola, atualmente desempregada e formada nesta turma.

 

O ‘Elo com Elas’ é um dos projetos escolhidos pela sociedade civil, governo e empresa, por meio do Energia Social, para receber investimentos de acordo com as prioridades da comunidade. Desde o início das atividades em Nova Alvorada do Sul, em 2012, foram implantados sete projetos que receberam R$ 3,7 milhões e beneficiaram 1,5 mil pessoas.

 

“Queremos valorizar a região na qual estamos presentes, apoiando e contribuindo para melhoras as condições socioeconômicas das comunidades. Por meio do Elo com Elas, conseguimos qualificar as mulheres para atuarem como agentes transformadoras de suas vidas. Essa iniciativa faz parte do compromisso que assumimos ao aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres”, destaca Mônica Alcântara, gerente de sustentabilidade da Atvos.