Por que o Etanol é um combustível sustentável?

01/10/2020

A produção de Etanol impacta a economia, gera empregos e faz bem à população e aos veículos

A Atvos trabalha diariamente para construir um amanhã mais limpo, a partir de energia renovável e iniciativas sustentáveis. Uma delas é a produção de etanol, combustível que transforma o dia a dia de milhares de pessoas no país. O etanol é uma alternativa sustentável para o abastecimento de veículos, além de ser usado para produção de plástico verde, produtos de limpeza, fármacos, cosméticos e ainda outros produtos.

 

O etanol é mais benéfico para o meio ambiente devido a redução de gases de efeito estufa. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a redução pode chegar a até 89% quando comparado à gasolina. Isso se dá pela produção dele, feito a partir de plantas, que absorvem o gás carbônico da queima do produto em sua fotossíntese, causando menos resíduos em sua produção. Além disso, de acordo com estudo publicado em 2017 na revista Nature Communications, o etanol também contribui para a saúde da população, uma vez que reduz a concentração de nanopartículas no ar, um dos poluentes presentes pela queima do combustível fóssil, que entram na corrente sanguínea e podem aumentar a incidência de doenças respiratórias e cardiovasculares. Ao abastecer com etanol, é como se estivessem plantando árvores e ajudando a população a respirar melhor.

 

Além de ser melhor para as pessoas, também faz bem para o motor dos veículos, porque evita o acúmulo de sujeira nos bicos injetores, evitando a manutenção mais frequente e dificuldade no funcionamento. Sem contar na melhor octanagem, ou seja, mais resistência à detonação, preservando o motor e gerando um rendimento de até 30% superior que ao da gasolina, segundo o Instituto Mauá de Tecnologia e UNICA. Ou seja, o motor do veículo fica mais potente.

 

O uso de biocombustíveis não se resume apenas em benefícios ao meio-ambiente, e sim a toda uma cadeia de operação que gera milhares de empregos em todo o país, estimula produtores rurais e produz mais do que o combustível. A produção do etanol gera outras fontes de energia, uma vez que o bagaço da cana-de-açúcar, subproduto do processo produtivo, é utilizado para gerar energia elétrica renovável, que pode iluminar cidades inteiras.

 

A Atvos tem como seu propósito contribuir com um amanhã mais sustentável e participa de iniciativas que incentivam o uso de biocombustíveis, como o RenovaBio, Política Nacional de Biocombustíveis, criado alinhado com o os compromissos assumidos na Conferência do Clima (Acordo de Paris) que prevê a redução de emissão de 43% da intensidade de carbono da matriz energética do país até 2030. A empresa também é signatária do Pacto Global da ONU, reforçando seu propósito com o meio-ambiente e mudanças climáticas, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis relacionados ao tema.

 

Você também pode escolher um futuro mais limpo, com menos poluição e melhoria da qualidade do ar que respiramos. Vai abastecer? Vai de Etanol!

 

Se junte ao desafio da Atvos e acesse www.etanolquerenova.com.br