Dia Internacional das Mulheres Rurais: a força da Atvos no campo

15/10/2020

Jasciara Neves Souza é uma integrante do setor agrícola e uma das representantes das mulheres inspiradoras que renovam o amanhã junto com a Atvos. Conheça um pouco mais sobre a sua história.

Em 2012, Jasciara entrou para a Atvos na equipe de Controle de Qualidade e foi lá que começou a sua carreira na empresa e deu os primeiros passos para um amanhã mais limpo. Foi conhecendo o dia a dia do setor agrícola que descobriu sua vontade de estar no campo em outra posição, seguindo o sonho de operar máquinas. Na época, Jasciara não possuía habilitação para dirigir e, por isso, ainda não conseguia alcançar este objetivo, mas com força de vontade e o apoio de sua equipe, foi vencendo cada uma das etapas.

 

Apesar do ambiente em que está inserida ser predominantemente masculino, Jasciara não se intimidou e foi conquistando seu espaço, com apoio e incentivo de seus parceiros de trabalho e o comprometimento da empresa na formação de pessoas. Quando retirou sua carteira de habilitação, há mais de cinco anos, pôde enfim começar a operar o trator e foi treinada por seus colegas, se tornando a primeira mulher em sua unidade a pilotar.

 

“Só me arrependo de não ter feito antes, né? A gente perde tanto tempo por causa do medo. Depois, me encorajei e agora estou aprendendo na máquina!”, comentou divertida. Ao conquistar seu novo posto, seu sonho cresceu e passou a buscar um novo objetivo, pilotar a colhedora.

 

Vencendo cada uma das etapas, Jasciara conquistou seu novo cargo e, este ano, passou a operar a colhedora. Novamente, teve seu reconhecimento e foi a primeira mulher a ocupar este lugar na unidade. Apesar de se sentir bem em sua posição e sempre ter tido o apoio de colegas, Jasciara sabe que ser mulher pode dificultar um pouco a jornada e, por isso, se empenhou ainda mais para provar sua capacidade, como vem feito desde que se tornou integrante em 2012. Ao longo do tempo, recebeu críticas, mas as transformou em combustível para que continuasse trilhando sua carreira com mais força dentro da Atvos.

 

Além disso, Jasciara acredita que sua posição ajudou a inspirar outras mulheres a seguir seus passos. Hoje, ela auxilia na formação de outra integrante, treinando uma colega para a mesma função e está muito feliz de saber o legado de empoderamento que está deixando em sua equipe, aumentando o número de mulheres no campo e a percepção de cada uma delas neste ambiente.

 

A Atvos está presente em sua vida não apenas no campo profissional, mas também em sua casa. O marido, Paulo César, também é integrante e trabalha na mesma frente que Jasciara. Juntos, eles renovam o amanhã com a Atvos, construindo energia limpa e um futuro melhor para a filha de dois anos e para toda a sociedade.