Como o avanço da tecnologia agrícola contribui para a produção de energia limpa

08/12/2020

A tecnologia tem sido uma aliada no desenvolvimento de inúmeros setores da economia e na área agrícola isso não tem sido diferente. A conexão do campo com o mundo virtual trouxe o conceito de Agricultura 4.0, uma era com novas possibilidades. A Atvos sabe da importância da integração de tecnologias e de fluxos de trabalho para gerenciar informações e dados agronômicos para a gestão estratégica do negócio e vem implementando soluções nesse âmbito.

 

A busca por ferramentas passa sempre por um fluxo em que primeiro identificamos as necessidades, depois estudamos e buscamos as melhores opções que irão nos atender. Em seguida, é realizado um protótipo e após a sua validação, desenvolvemos e expandimos o projeto. Esse fluxo garante que tenhamos excelência, otimização, acompanhamento e melhoria contínua dos processos integrados.

 

Atualmente, fazemos uso de tecnologias agrícolas em todas as etapas da produção da cana, desde o preparo do solo até a colheita. Dentre as diversas ferramentas podemos destacar o uso de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) para identificação de falhas no canavial e infestação por plantas daninhas. Esses veículos possuem um portal 100% digital, possibilitando a visualização de informações agronômicas e contratuais de uma forma amigável e de fácil consumo.

 

Também utilizamos o sensoriamento remoto para acompanhamento de índices de vegetação, estimativas de produtividade e identificação de anomalias, além de controle de pragas e qualidade de aplicação de insumos. Assim, conseguimos entender com precisão o manejo do campo e assegurar o ganho econômico e produtivo, assim como proteção ambiental e jurídica para a Atvos.

 

Mais do que ter tecnologia de ponta, a Atvos acredita em suas pessoas e buscamos capacitar nossos integrantes por meio de treinamentos técnicos frequentes para a utilização das novas tecnologias, além de investir na curva de aprendizagem dos Jovens Parceiros, programa de Trainee da Atvos. Como exemplo, temos os integrantes destinados a serem pilotos dos VANTs, que foram capacitados e aprovados pela ANAC, os quais garantiram à Atvos o título de pioneira em voos BVLOS (remotos) habilitados por ela.

 

Os avanços tecnológicos caminham de forma rápida para tornar as operações no campo mais eficientes, produtivas, precisas e otimizadas, e estamos buscando constantemente estar na dianteira para garantirmos a produção de energia limpa, com maior produtividade e economia, para renovar o amanhã das pessoas.