Atvos está entre as melhores empresas na gestão de pessoas

30/10/2019

96% dos funcionários recomendariam a companhia, segundo o prêmio Valor Carreiras 2019 que elege empresas com práticas eficientes na gestão de pessoas

 

São Paulo, outubro de 2019 – A Atvos, entre as maiores produtoras de bioenergia do Brasil, foi premiada na noite de ontem (28) como 4ª melhor empresa, na categoria de 7.001 a 17.000 funcionários, no prêmio Valor Carreiras 2019, realizado pelo jornal Valor Econômico. No ranking geral, a companhia figura entre as 35 melhores empresas na gestão de pessoas do país.

 

O estudo, realizado em parceria com a Mercer, uma das mais renomadas consultorias de Recursos Humanos do mundo, é feito a partir de uma amostra rigorosa que considera número de funcionários, níveis hierárquicos, funções, locais de trabalho e tempo de casa. Na Atvos, participaram 960 funcionários que atuam em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os aspectos mais bem avaliados pelos funcionários foram cultura de integridade, agilidade organizacional, liderança responsável, carreiras atrativas e indivíduos prósperos.

 

Do total de funcionários que participaram da pesquisa, o aspecto cultura de integridade da Atvos foi destaque para 86%, além de 80% acreditarem na liderança responsável e, por fim, 82% apontaram a agilidade organizacional como característica positiva da empresa, o que significa uma política não hierarquizada, disposta a ouvir mais os demais níveis operacionais e pensar em soluções em conjunto com a equipe.

 

“Não há nada mais importante do que o reconhecimento de nossos funcionários. Com mais de 10 mil pessoas distribuídas em doze cidades e quatro estados, temos um imenso desafio superado pela materialização da nossa cultura empresarial que proporciona unidade de atuação e respeita as particularidades de cada um. Isso só é possível com um time de líderes comprometidos em implementar os programas e abertos ao diálogo com seus liderados”, reforça Juliana Baiardi, CEO da Atvos.

 

As metas da empresa são amplamente divulgadas e desdobradas em metas individuais. Há um sistema de avaliação de desempenho, programas de desenvolvimento e políticas de remuneração para todas as áreas – administração, comercial, agrícola e industrial.

 

“Estamos permanentemente procurando criar oportunidades de desenvolvimento. No ano passado, tivemos 2.079 movimentações, entre promoções e crescimento progressivo no cargo. Quando encontram um ambiente favorável para o crescimento, as pessoas costumam permanecer”, explica Ludmila Lavigne, diretora de pessoas da empresa. Hoje, quase 68% dos integrantes têm mais de quatro anos de empresa.

 

Como forma de contribuir com as comunidades onde a empresa está, a eAtvos promove periodicamente programas de qualificação profissional. O Programa Acreditar já capacitou mais de 1.300 jovens e adultos em funções administrativas ou técnicas. A edição destinada a formar profissionais com deficiência e inseri-los no mercado de trabalho foi reconhecida, pela segunda vez, com o Global Award for Good Practices in the Employment of Persons with Disabilities, uma iniciativa da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, a premiação ocorreu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.