Atvos capacita jovens para o mercado de trabalho

16/10/2019

Programa Acreditar Júnior de qualificação profissional prepara jovens aprendizes para atuar na agroindústria

São Paulo, outubro de 2019 – No início do mês, 56 jovens se formaram no programa Acreditar Junior da Unidade Água Emendada, em Perolândia (GO). A iniciativa, realizada pela Atvos, segunda maior produtora de etanol no Brasil, em parceria com Senai/Senar, ofereceu cursos de Auxiliar Administrativo, Instrumentação Industrial e Mecânica Agrícola para jovens entre 17 e 22 anos

 

Com foco na qualificação profissional e aprendizagem técnica, a capacitação tem duração de um ano a um ano e meio, dependendo do curso escolhido. Após a conclusão das aulas, avaliação de desempenho e de acordo com a necessidade de cada área, os alunos têm a oportunidade de serem contratados pela Atvos. Nesta edição, dez formados foram contratados e os demais participantes integraram o banco de talentos para futuras oportunidades.

 

Além da instrução profissional, o Acreditar Júnior contribui para também para o desenvolvimento no campo pessoal. “O programa me fez querer conhecer mais, participar mais, tanto que eu decidi fazer pós-graduação em engenharia mecânica. Esse é o meu primeiro emprego com carteira assinada e está abrindo muitas portas, porque que eu aprendi muito e isso vou levar comigo para toda vida”, afirma Ana Raquel de Jesus, 20 anos, uma das jovens contratadas pela Atvos após a conclusão do curso de Instrumentação.

 

Já para a aluna Divina Mayquelli, de 23 anos, realizar o curso de Auxiliar Administrativo foi a oportunidade que ela precisava. “Eu agarrei essa chance com todas as minhas forças, porque era ela que iria traçar meu futuro, era a partir dali que eu sabia que teria como me tornar uma profissional de sucesso e conseguir dar um futuro para minha filha”, comenta Divina.

 

“Os jovens vivenciam na prática como é a rotina de uma indústria do setor sucroenergético. Têm contato direto com profissionais mais experientes e podem conhecer novas atividades que antes não imaginavam que existiam. Ampliar as possibilidades desses jovens profissionais é um ganho imensurável”, adianta Juraci Bastos, Gerente de Pessoas, Administração e Finanças do Polo Araguaia.

 

O projeto Acreditar Junior já formou quase mil jovens aprendizes, sendo cerca de 200 em Perolândia e Mineiros.