Atvos avança nos compromissos com a sustentabilidade

21/06/2018

Para reforçar ainda mais o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Atvos acaba de lançar a sua Política sobre Sustentabilidade, aprovada pelo Conselho de Administração. O documento ratifica o comprometimento da empresa com o impacto positivo da sua atuação nas regiões em que está inserida.

 

“A sustentabilidade está na essência do nosso negócio. A política aprovada orienta a incorporação das práticas sustentáveis em todas as áreas e reforça a responsabilidade de cada integrante com o assunto”, destaca Mônica Alcântara, responsável por Sustentabilidade na empresa. Segundo ela, um dos objetivos, com a publicação, é fomentar a adoção de iniciativas estruturadas e processos que gerem valor e reduzam os riscos ao negócio.

 

Esses compromissos abordam as pessoas; o desenvolvimento econômico; o desenvolvimento social; a valorização da cultura; a atuação ética, íntegra e transparente; e o meio ambiente.

 

A Política integra a Sustentabilidade de forma sinérgica em todas as áreas e torna o tema parte do dia a dia de todos.

 

A atuação da Atvos direciona as ações para os temas da Matriz de Materialidade, construída com base na consulta e engajamento dos stakeholders da empresa, em linha com a cultura empresarial e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

 

Conforme explica Mônica, a Materialidade orienta a estratégia empresarial para o aprimoramento contínuo em sustentabilidade. “Isso possibilita que façamos investimentos e melhorias focados na redução dos impactos e potencialização dos benefícios econômicos, sociais e ambientais”, completa.

 

Ações – Entre as conquistas mais recentes da empresa na área de sustentabilidade está o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC). Com ele, a Atvos se tornou, em março deste ano, a primeira empresa de biomassa do Brasil a integrar uma plataforma internacional voltada à garantia de origem de energia renovável.

 

Outro exemplo é o investimento no Programa Energia Social, que utiliza o modelo de governança participativa e tem o objetivo de contribuir para elevar a qualidade de vida nos nove municípios de atuação da Atvos. São R$ 25 milhões investidos, 74 projetos implantados, 1.500 eventos realizados e mais de 150 mil pessoas beneficiadas.