Atvos adere ao Acordo SP para redução de emissões de gases causadores do efeito estufa

02/12/2019

A Atvos, segunda maior produtora de etanol do Brasil, aderiu na última sexta-feira (29), ao Acordo SP. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a iniciativa reúne empresas que atuam no estado e buscam estratégias para enfrentar os desafios trazidos pelas mudanças climáticas.

 

Representada no acordo pela Unidade Conquista do Pontal, localizada em Mirante de Paranapanema, interior de São Paulo a empresa reforça seu compromisso em monitorar e reduzir emissões de gases causadores do efeito estufa.

 

Na safra passada, a Unidade reduziu em 17% sua Intensidade de Carbono (IC), indicador que mede a redução, sequestro e/ou emissão evitada dos gases de efeito estufa. As emissões evitadas pela produção na Unidade totalizaram o equivalente a 664 mil toneladas de CO2.

 

Para Mônica Alcântara, gerente de sustentabilidade, participar dessa iniciativa ratifica a atuação da empresa no desenvolvimento de uma cadeia produtiva mais sustentável. “Nossos esforços estão voltados em buscar soluções criativas e rentáveis na produção de energia limpa e sustentável para a sociedade.”, destaca.

 

Além do pacto firmado com o Governo do Estado, a Unidade Conquista do Pontal acaba de ser recertificada por mais um ano pela Bonsucro, organização internacional sem fins lucrativos, que atesta práticas sustentáveis e permite a exportação de derivados da cana-de-açúcar para países da União Europeia e Ásia. A Unidade já possui a certificação desde 2012 e, agora, foi renovado até o final de 2020.

 

O processo ocorreu após auditoria realizada pela Certificadora Control Union (CUC) em todas as áreas produtivas da usina. Com base nos documentos avaliados, a UCP recomendou manter o selo da empresa por mais um ano.

 

Na foto: Mônica Alcântara, à esquerda, e Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Cetesb, à direita.