Alunos de Nova Alvorada do Sul são homenageados pela Atvos

14/12/2018

Levar informação por meio do diálogo e da interação com crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Essa foi a proposta do projeto realizado pelo Polo Santa Luzia, da Atvos, com jovens de oito escolas do município de Nova Alvorada do Sul (MS).

 

Cada instituição de ensino participante foi desafiada a inscrever projetos dos seus alunos com um tema central: prevenção de incêndios agrícolas. O objetivo dessa parte da campanha, denominada Juntos Pela Comunidade Contra o Incêndio, foi promover abertamente uma conversa, conscientizar e dar dicas de como a população pode evitar e prevenir situações que envolvam as queimadas. “Realizamos diversas palestras educativas nos meses de agosto e setembro. Depois, propusemos a elaboração de projetos com o tema ambiental para os professores da disciplina de ciências, onde cada aluno e instituição de ensino pôde mostrar sua percepção e preocupações relacionadas ao tema”, explica Rubian Zillmer, coordenadora de Pessoas e Organização, do Polo Santa Luzia.

 

A iniciativa foi dividida em duas categorias: Kids e Mirim, de acordo com a idade dos alunos. Além disso, os trabalhos poderiam ser diversificados entre desenhos, frases, paródias, maquetes e vídeos. “Recebemos muitos trabalhos. Um mais completo que o outro. Foi gratificante ver que nossas crianças estão engajadas com o tema. Eles levam muito do que aprenderam como lição para pais e familiares, envolvendo assim todos os cidadãos do nosso município”, completa Rubian.

 

Mais de 40 alunos foram premiados pela elaboração dos seus trabalhos e receberam a premiação entre os dias 30/11 e 10/12, dentre as quais cada escola participante recebeu uma placa de participação no Programa Juntos Pelo pela Comunidade Contra o Incêndio.

 

Juntos Pela Comunidade Contra o Incêndio

Desde agosto, a Unidade Santa Luzia, da Atvos, promove no município de Nova Alvorada do Sul diversas atividades de esclarecimento contra os incêndios. Além da blitz na avenida principal da cidade para todos os moradores, o Juntos Pela Comunidade contemplou palestras nas escolas, panfletagens e esclarecimentos nos meios de comunicação da cidade.

 

A campanha é uma ação da Unidade Santa Luzia, da Atvos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Sindicato Rural da cidade, Corpo de Bombeiro Militar e a CCR Vias.