A importância da gestão hídrica

06/06/2018

Cuidar do planeta parece uma tarefa complexa, mas, na verdade, começa com cada um de nós. Você já parou para pensar quantos litros de água você gasta quando deixa a torneira aberta ao escovar os dentes? E quando utilizamos água potável para lavar ruas e calçadas?

 

A água é um recurso natural importantíssimo e que deve ser utilizado com gestão no nosso dia-a-dia, em nossos lares, dentro e fora das empresas. Na Unidade Santa Luzia, da Atvos, localizada em Nova Alvorada do Sul (MS), tenho o prazer de liderar as atividades de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e posso garantir que trabalhamos unidos na conscientização e na adoção de ações de controle que otimizam o uso e a preservação hídrica local.

 

O processo de produção de etanol e da energia elétrica da biomassa, em nossas unidades, necessita de água e por sabermos que a cana-de-açúcar possui em sua composição 70% dela, tentamos extrair ao máximo o necessário em nosso processo industrial. Atuamos de forma comprometida para garantir a redução deste volume e minimizar a captação desse recurso natural.

 

Novas soluções são apresentadas para a redução do consumo de água, como o aproveitamento dentro do processo industrial, uso de circuitos semifechados em seu processo de tratamento da torta de filtro, fuligem e lavagem de veículos. A cada ano que passa, maior é a quantidade de água reutilizada no processo. Na Safra 2015/2016, por exemplo, a Unidade Santa Luzia reutilizava 54% da água captada, nesta última Safra 2017/2018 aumentamos seu poder de reutilização para 65%.

 

Também investimos na Educação Ambiental para orientar nossos integrantes e a comunidade onde estamos inseridos. Levamos informação para crianças e adolescentes sobre como utilizar corretamente este recurso natural e como preservá-lo. Por meio dessas iniciativas, a Atvos reafirma seu compromisso com o Meio Ambiente e com a preservação da água, garantindo um amanhã renovável.

 

Abelardo Azevedo, gerente Industrial do Polo Santa Luzia e Leonardo Mendes de Oliveira, gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Polo Santa Luzia